Quando temos uma idéia para o nosso logotipo, não podemos perdê-lo por não seguir alguns parâmetros essenciais em seu design. Por isso, propusemos mostrar-lhe as 5 dicas para desenvolver correctamente o seu logótipo em 2019, algo que o pode ajudar. Se você seguir estos 5 conselhos, você vai construir o logotipo certo para a sua empresa.

1 – Simplicidade

É importante que o nosso logotipo seja compreensível para o cliente ou usuário, por isso vamos recorrer ao minimalismo para isso. Dessa forma, o logotipo deve conter os elementos visuais mais importantes da empresa, como o nome, siglas ou detalhes-chave da empresa (se for uma empresa vegana, uma flor, por exemplo).

Em suma, não estamos procurando logos com muito conteúdo, mas com o direito e a necessidade de atingir seu objetivo.

2 – Intemporal

Como estamos à procura de um logótipo para uma empresa, a sua actividade será prolongada no tempo (esperemos), pelo que devemos construir o nosso logótipo tendo em conta esta variável. Em outras palavras: não baseie o logotipo em tendências porque o que hoje é uma tendência, amanhã não será.

Não fique surpreso porque, depois de alguns anos, muitas marcas fazem rebrandings, ou seja, fazem uma lavagem para o logotipo.

3.- Cores corretas

As cores expressam emoções, o que significa que devemos prestar atenção a elas para desenhar o nosso logotipo. Cada cor expressa coisas diferentes, então você tem que levar em conta o público que vai receber o produto, bem como o que você quer expressar como uma marca. Como exemplo, se você vender bebidas energéticas, escolha cores quentes e marcantes, como vermelho, amarelo ou verde claro.

4 – Cuidado com o tipo

Dependendo da actividade da nossa empresa, estaremos em melhor situação com um ou outro tipo de logótipo. Os tipos de logótipos mais famosos são: Wordmark, Lettermark, Isotipo, Combined Brand e Emblem. Se, por exemplo, nossa empresa é um gabinete de advocacia, estaremos interessados em uma tipografia Lettermark, porque queremos sobriedade, elegância e conseguir que o cliente a leia sem problemas.

5.- Mensagem

Cada logotipo é uma imagem corporativa, por isso deve conter uma mensagem intrínseca. Certifique-se de que a imagem do logótipo e a mensagem estão relacionadas no seu significado, por isso evite qualquer logótipo que não expresse a mensagem que queremos transmitir. Isto é necessário para que o cliente se lembre de nós e nos memorize mais facilmente.